Quantas imagens de um objeto se formam combinado dois espelhos planos em posições distintas?
O trabalho em matemática desenvolvia-se à volta da geometria, mais especificamente ângulos.
Nada mais natural que dar continuidade às experiências com espelhos, desta vez fazendo ligação à matemática.
Partiu-se da questão problema.
Ouviram-se as ideias dos alunos.
Fez-se o planeamento com eles:
Fizeram e registaram as suas previsões, individualmente.
Realizaram a experiência, a pares (com controlo das variáveis possíveis) .
Registaram as observações
Responderam à questão problema e, por fim, fez-se o confronto das previsões com o que foi observado.
Foi mais um tempo de trabalho fantástico em que cada aluno continuou a construir conhecimento a partir das experiências por ele realizadas, a entender o trabalho dos cientistas, a consciencializar o cuidado a ter com as conclusões que se tiram... e, sobretudo, a desenvolver a curiosidade.
As surpresas que eles tiveram! Muitas das suas previsões estavam erradas mas não importou... eles já têm consciência que é assim também com os cientistas. Aqui não se trata de os alunos seguirem um protocolo para experimentar algo para que já sabem a resposta. Eles não sabem mesmo o que irá acontecer.
Professora! Parece uma horta! |
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