Geometria e medida
Lancei o desafio às alunas da UTAD, futuras professoras, que naquela altura estavam na minha sala na cadeira de Integração. Expliquei-lhes o que queria, emprestei-lhes bibliografia e ...
A turma foi organizada em grupos. Cada grupo tinha uma tarefa a resolver usando os objetos disponibilizados na mesa. Todos os grupos rodaram pelas diferentes mesas. Trabalharam-se medidas de massa, capacidade, área, perímetro, comprimento e contagem.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
Atividades com o pentaminó e o polidron
(área, perímetro, simetrias, sólidos, )
O tangran tem um grande potencial para a construção de conceitos de geometria no espaço. Conseguiram construir grande parte dos esqueletos dos sólidos geométricos platónicos. Fizeram pesquisa na Net para saber o nome dos mesmos (dodecaedro, hexaedro (cubo), tetraedro...). Adoraram o facto de estarem associados a fogo, terra, ar e cosmos.
Que sólidos geométricos se encontram nesta figura?
Todos têm o seu mérito. Parabéns à professora Olga pelo desafio. Parabéns às colegas da UTAD que conseguiram um bom trabalho e desafiante aos alunos. E parabéns as aos meninos pelo trabalho conseguido.
ResponderExcluirTodos têm o seu mérito. Parabéns à professora Olga pelo desafio. Parabéns às colegas da UTAD que conseguiram um bom trabalho e desafiante aos alunos. E parabéns as aos meninos pelo trabalho conseguido.
ResponderExcluir