terça-feira, 14 de junho de 2016

Às voltas com a matemática


Geometria e medida
Lancei o desafio às alunas da UTAD, futuras professoras, que naquela altura estavam na minha sala na cadeira de Integração. Expliquei-lhes o que queria, emprestei-lhes bibliografia e ...
A turma foi organizada em grupos. Cada grupo tinha uma tarefa a resolver usando os objetos disponibilizados na mesa. Todos os grupos rodaram pelas diferentes mesas. Trabalharam-se medidas de massa, capacidade, área, perímetro, comprimento e contagem.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
 

 
 










 
 
Atividades com o pentaminó  e o polidron
(área, perímetro, simetrias, sólidos,  )
 






 

 

 O tangran tem um grande potencial para a construção de conceitos de geometria no espaço. Conseguiram construir grande parte dos esqueletos dos sólidos geométricos platónicos. Fizeram pesquisa na Net para saber o nome dos mesmos (dodecaedro, hexaedro (cubo),  tetraedro...). Adoraram o facto de estarem associados a fogo, terra, ar e cosmos.
 

 

 






 
 
 Que sólidos geométricos se encontram nesta figura?
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Todos têm o seu mérito. Parabéns à professora Olga pelo desafio. Parabéns às colegas da UTAD que conseguiram um bom trabalho e desafiante aos alunos. E parabéns as aos meninos pelo trabalho conseguido.

    ResponderExcluir
  2. Todos têm o seu mérito. Parabéns à professora Olga pelo desafio. Parabéns às colegas da UTAD que conseguiram um bom trabalho e desafiante aos alunos. E parabéns as aos meninos pelo trabalho conseguido.

    ResponderExcluir