quarta-feira, 6 de maio de 2015

Às mães


Pensando nas mães

O dia da mãe é sempre um dia especial que, por tradição, se comemora nas escolas.
Os alunos fazem algo de especial para lhes oferecer .
 Gosto de os desafiar .
Fazemos uma listagem de ideias.
Cada um trabalha e executa o que  propôs.
Todos os alunos quiseram escrever, uns em prosa outros em poesia, mas também produzir algo mais.
Logicamente há materiais que tenho de lhes disponibilizar.
A  professora da AEC, Inglês, professora Guida,  também dinamizou atividades e os produtos apareceram.
Na AEC de música, professor Maurício, aprenderam uma canção muito emotiva.
Pessoalmente, acho que todos os dia são  dia da mãe, do pai, dos filhos, da árvore... mas todos os anos os meus alunos querem comemorar de forma especial os dias dedicados a estes temas. Já faz parte da cultura do 1º ciclo e é muito difícil acabar com a mesma.
 Falo  com os pais para  saber a sua opinião. Tenho um menino órfão de mãe. Conversei com o pai e ele disse-me: "Professora não se preocupe pois o meu filho tem de se habituar à falta da mãe e o que fizer ele vai oferecer a quem quiser." O menino quis escrever e desenhar. Escreveu à mãe e o que escreveu foi muito bonito. Deu para perceber que ele, embora tenha saudades da mãe, já aceitou a sua ausência e lembra com muito carinho o que ela fazia com ele. Disse-me que ia colocar na campa da mãe.



 
 






 

 

 

2 comentários:

  1. Muito bonitos. As mães devem ter ficado contentes.
    Muito bonita a resposta do menino que já não tem a mãe entre nós.

    ResponderExcluir
  2. As mães adoraram. O meu menino, o Gonçalo Almeida é muito inteligente. É o dono dos canários. O pai, embora uma pessoa muito simples e com baixo recursos económicos, comprou canários para ajudar os filhos a superar a falta da mãe. Vivem num apartamento e não podem ter outros tipos de animais.

    ResponderExcluir