domingo, 28 de dezembro de 2014

À pocura de respostas


As quartas à tarde

Na nossa agenda semanal, as quartas à tarde são dedicadas ao trabalho de pesquisa.
Em grupos, por interesses, os alunos fazem vários tipos de pesquisa: bibliográfica, institucional,  na internet, experimental....Desta forma se vão desenvolvendo aprendizagens relativas a conteúdos de estudo do meio.
É vê-los a crescer, a perder a timidez, a preparar a comunicação com todo o cuidado para que todos entendam e as opiniões sobre o seu trabalho sejam positivas....


Um grupo pesquisou sobre a trovoada.
A questão surgiu num dia em que trovejou.
" Como se formam as trovoadas?"

Um bom número de alunos dizia que é  Jesus a ralhar, outros que são as nuvens a chocar umas nas outras e um achava que são descargas elétricas.

O grupo pôs mãos à obra, fez um plano... Alguns trouxeram computadores Magalhães que tinham dos irmãos.... feita a recolha de informação quiseram organizá-la em power point, ensinei-lhes ... aprenderam tão rápido!
Apresentaram  o produto da sua pesquisa.
Após a comunicação  os colegas deram a sua opinião, tiraram dúvidas e todos, inclusive os autores, responderam a um questionário sobre o conteúdo do trabalho elaborado pelo grupo.












O que comem os mamutes?
Esta era a pergunta da Margarida... logo se formou um grupo para a ajudar a procurar a resposta...

Ideias  iniciais... planificação... pesquisa ...recolha de informação... organização da informação....
elaboração de um resumo e  do questionário para resposta após a comunicação...

Comunicação... desta vez o recurso foi um cartaz...


Que espanto!!!! Sabiam tanto sobre mamutes...  "extingiram-se acerca de 12 000 anos.." .os nomes dos continentes onde viveram... não se limitaram  em dar apenas a resposta à pergunta que fizeram...


Um dia o David apresentou um cogumelo "frade" no momento do ler mostrar e contar...
Como sabes que é comestível? O meu avô conhece...

O momento diário a que chamamos "Ler, mostrar ou contar" é de grande importância no espoletar de pesquisas, de trabalho de texto, de leitura e, acima de tudo do saber comunicar, do saber ouvir, do saber intervir...


Como podemos distinguir os cogumelos comestíveis dos venenosos?

.... planificação...pesquisa...
e se pedissemso a alguém da UTAD que visse cá falar sobre os cogumelos?

A Inês, aluna futura professora que está na sala às quartas à tarde, juntamente com a Rita, arranjou o contacto...  escreveu-se um email à Professora Guilhermina Marques...ela veio ...
Que sessão fantástica!  Fizeram-se perguntas tiraram-se dúvidas...


Os elementos do grupo que fez a pesquisa encontram-se em pé. Sentiram-se muito importantes pois foi a seu convite que a professora veio à sala . Eles já sabiam muito sobre cogumelos mas ainda tinham muitas perguntas a fazer.




Há outros grupos a fazer pesquisas ... "como se forma o arco íris?", " qual é a utilidade dos sapos?" " como é que os peixes põem os ovos?" " como é que as tartarugas acasalam?" "como é que os bichinhos entram nas castanhas?" ...  estão quase e terminar...
Desta forma os conteúdos relacioandos com animais, suas caraterísticas, seu habitat... com fenómenos naturais (estados de tempo) ... são trabalhados de uma maneira muito mais significativa e alimentando a curiosidade natural das crianças. É nosso objetivo que essa curiosidade se mantenha, que mais tarde, (jovens /adultos)  continuem interrogar o mundo que as rodeia.


As imagens que se seguem mostram momentos de trabalho dos difreentes grupos.







Não se podem esquecer as referências bibliográficas

Um comentário: