O processo continua
Os motivos para escrita/ leitura não param. Todos os dias os alunos têm imensas coisas para contar. Eu copio tudo o que dizem, à turma, no momento do Ler, mostrar ou contar... o meu caderno está a ficar cheio...
Vamos escolhendo os textos que queremos trabalhar ...
... todos os momentos de escrita e leitura são motivo de grande entusiasmo... fazem descobertas... palavras, silabas, letras... semelhantes às que existem nos textos, nos seus nomes, nas histórias, nas bolachas que comem, nos rótulos, em tudo que escrevo no quadro... há meninos que fazem descobertas ainda muito incipientes (letras)... um bom grupo já descobre palavras escondidas dentro de outras... acrescentam, tiram letras, trocam letras para obterem palavras iguais às dos textos... fazem tentativas de escrita de palavras "grandes" como por exemplo fotografia... e não é que alguns já escrevem a palavra quase toda corretamente? ... outros ficam-se pelo ftofia...
Está a ser, mais uma vez, maravilhoso trabalhar com uma turma de primeiro ano com o processo interativo ...
Se tivéssemos computador Magalhães!!! Os seus textos seriam copiados por eles próprios no computador e faríamos pequenos livros...
Ilustram-se momentos de trabalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário