domingo, 17 de novembro de 2013

Às voltas com o doce de abóbora



Doce de abóbora

Tínhamos duas abóboras. Decidiu-se fazer doce e  vender para dar  a verba à Plataforma Proanimal de Vila Real.
Apareceram várias receitas mas optou-se pela mais comum:
A abóbora partida em pedacinhos, 1 Kg de açúcar  para 2 Kg de abóbora, uns paus de canela, casca de limão e e nozes partidas em pedacinhos.
A mãe Catarina veio ajudar a fazer o doce.
Trabalhou-se matemática:
*Resolveu-se um problema:
Temos  6 kg de abóbora, quantos kg de açúcar precisamos?
Sendo a turma de 1º ano não era fácil a resolução sem recurso à concretização.  Fez-se em coletivo: meninos representaram Kg de abóbora e Kg de açúcar. Assim foi fácil.
Seguiu-se a representação no caderno, com recurso a imagens.
* Os alunos que já conhecem o K, como letra do alfabeto, aprenderam a aplicá-la na representação do quilograma. Aprenderam a medir a massa dos corpos e quais os instrumentos que se utilizam (balanças).
* representação simbólica do euro € (etiquetas para colocar preços nos frascos)
Português:
* tentativas de escrita dos nomes dos  ingredientes e dos  utensílios utilizados na confeção do doce (eu pronunciei devagar os nomes e cada aluno tentou escrever confrontando, de seguida com a escrita correta e verificando que letras lhe faltavam... )
*escrita do enunciado do problema
* escrita da identificação do doce em etiquetas que se colocaram nos frascos.
Estudo do meio:
* utilização  de produtos agrícolas na alimentação
*  higiene e segurança: lavar as mãos antes e após a confecão  de alimentos e cuidados a ter no manuseamento de facas, fogão...
Expressão plástica:
* ilustração dos nomes dos ingredientes e dos utensílios utilizados
* ilustração das etiquetas.








Finalmente o doce ficou pronto para ser vendido


Um comentário:

  1. Obrigada por me terem deixado participar neste projeto adorei, espero que a turma também.Espero que o doce esteja delicioso :)

    ResponderExcluir