sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ensino experimental das ciências

Ciclo da água

Olá!
 Vamos contar-vos uma experiência que fizemos na nossa sala. Foi sobre a água. A ideia era que chovesse e para isso precisámos dos seguintes materiais: um candeeiro para simular o sol, uma maqueta comercial que simulava a terra, goblés, e água salgada  para entornar na maqueta. Primeiro fizemos a planificação e não nos esquecemos de escrever o que pensávamos.
Depois de entornarmos a água na maqueta fechámo-la e num espaço que simulava a nuvem colocámos gelo e depois também tapámos. A seguir tivemos que ligar o candeeiro, fazendo incidir a luz na maqueta, no sítio onde estava representado o mar. 
Com tudo pronto nós fomos conversando e preenchendo a carta de registo e planificação, à espera que chovesse, mas demorou muito tempo pois precisamos que passasse a hora do intervalo de 30 minutos para que começasse a chover. Depois de ter começado a chover veio a nossa professora de expressão plástica a quem nós explicamos como tínhamos feito e ela ficou impressionada, como nós, ao ver que conseguimos fazer chover.
O que aconteceu foi que a água passou do estado líquido a gasoso, evaporou, e, ao encontrar a camada fria, simulada pelo gelo, passou do estado gasoso a líquido, condensou-se. É isto que acontece na Natureza.
A Regina provou a água que caiu no lago, da maqueta, e não era salgada. Nós já sabíamos, porque tínhamos feito uma experiência no segundo ano, que o soluto (sal) não se evapora. Nessa experiência nós conseguimos recuperar o sal que tínhamos dissolvido na água.
Nós adoramos esta experiência.
 As gotinhas na parte superior da maqueta, na parte que simulava a camada fria.
João António e Paulo

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