quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Monsehor Minhava na nossa sala



    Na sexta-feira dia 27 de janeiro de 2012, veio à nossa sala o Monsenhor Padre Minhava, autor da Marcha de Vila Real. Foi a mãe da Leonor que o convidou a vir porque o conhece e é prima afastada dele. Na véspera, resolvemos um problema: “O Monsenhor Minhava tem 93 anos. Em que ano nasceu?”
    Quando bateram à porta ficamos todos excitados, mas era só a D. Lurdes. À segunda vez, aí sim, era o Monsenhor Padre Minhava, que vinha acompanhado pelo professor Martins. Nesse preciso momento levantámo-nos, começámos a cantar a Marcha de Vila Real e o Padre Minhava mostrou-se todo contente por nos ouvir a cantar aquela melodia fascinante.
     A seguir o Bernardo, a Ana e a Leonor fizeram-lhe perguntas e ele explicou-nos muito bem. Disse que o seu irmão tinha sido presidente da Câmara de Vila Real e, como sabia que ele gostava de música, pediu-lhe que fizesse uma marcha para Vila Real, como a de Lisboa … e ele fez. Isto aconteceu em 1948.
O senhor Padre Minhava explicou o significado de palavras que ele pensava que ainda não tínhamos percebido, mas nós já sabíamos porque tínhamos procurado no dicionário.
Ele levava uns papéis na mão que tinham pequenas histórias: “A cabrinha “ e “O passarinho “. Leu-as e de seguida cantou-as. A professora gravou numa cassete para ouvirmos mais tarde e tentar cantá-las.
Oferecemos-lhe a letra da marcha de Vila Real, impressa numa folha tamanho A3, ilustrada por nós e com os nossos nomes. Ele disse que ia mandar pôr uma moldura para a pendurar no seu quarto.
    Quase no fim, uma turma do pré-escolar veio à nossa sala porque quis conhecer este senhor tão sábio e ternurento.
Gostámos de ver e ouvir este senhor tão velhinho cantar aquelas lindas melodias, sobre a cabrinha e o passarinho. Gostaríamos que ele voltasse à nossa escola.
Adorámos este dia!

Texto realizado com base em ideias de vários textos individuais- Turma 3º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário