
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
O Museu Berardo na nossa escola
DespertArt
No dia 30 de novembro, veio à nossa escola um senhor do Museu Berardo, chamado Afonso, fazer connosco uma atividade chamada DespertArt.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
A semear favas e ervilhas
Sementeiras de inverno
No dia 7 de dezembro, durante o intervalo do almoço, alguns meninos, foram semear favas e ervilhas.
Esses meninos foram ter com a professora, e fomos até ao local onde está o compostor, árvores e plantas. Entramos lá dentro e já estavam lá duas caixas feitas de esferovite, com terra, à nossa espera.
A professora disse para, com um sacho, remexeremos a terra. Também nos deu, a alguns ervilhas e a outros favas: os que quiseram favas semearam duas e os que quiseram ervilhas semearam três porque as ervilhas são mais pequeninas.
Quando todos tinham semeado saímos de lá e continuamos a brincar.
Vamos acompanhar o crescimento das plantas que vão nascer destas sementes.
Autor: Tiago Martins
Fomos conhecer os meninos especiais
A visita à Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência
No dia 27 de novembro, fomos fazer uma visita à sala de meninos especiais.
Eles são meninos que têm doenças muito graves e sem cura. Precisam de cuidados especiais: é preciso transportá-los, dar-lhes de comer e ajudá-los a fazer tudo.
Vimos uma fisioterapeuta a trabalhar com um dos meninos, e, também descobrimos, que a sala deles está decorada com os trabalhos que eles fazem.
Também nos explicaram que alguns dos meninos fazem exercícios na piscina, e outros não fazem porque têm dificuldades em respirar.
Ficámos a conhecer, através de fotografia, o Alexandre, menino especial que não sai de casa, e que faz parte da nossa turma. Queremos corresponder-nos com ele e conhecê-lo melhor.
Foi bom irmos a esta sala pois ficámos a saber alguns cuidados de que os meninos especiais necessitam.
Adorámos o sorriso deles pela nossa presença!
Autor: Rafael Mendes
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Projeto Rios
No dia 15 de novembro, a turma do quarto ano foi, pela segunda vez, ao rio Cabril, com a professora Olga, professora Paula de AFD e com a mãe do Bernardo, a Márcia.
Com esta atividade, pretendíamos encontrar e identificar várias espécies de animais e plantas presentes no troço escolhido, assim como calcular a velocidade da água, a profundidade e a largura do rio, num ponto selecionado.
Fomos a pé desde a nossa escola até ao rio. Durante o trajeto avistámos cães, ovelhas, galinhas, pessoas … sentimos o odor do estrume dos animais e alguns de nós enojaram-se. Depois de tanto caminharmos, a professora mandou-nos parar e fechar os olhos para ouvirmos os sons, cheirarmos os odores, sentirmos a brisa … que estavam ao nosso redor. Usámos mais o sentido da audição e ouvimos: um cão a ladrar, o barulho da água a correr e, através da nossa pele, sentimos a brisa do vento a bater nas nossas caras. Tudo isto aconteceu no local A.
Seguimos para o local B e, aqui, os meninos que levaram galochas, calçaram-nas. Os alunos, Diogo e Romão, atravessaram o rio e mediram dez metros ao longo do mesmo, na margem esquerda. A professora pegou num bocado de casca de pinheiro e chamou a Filipa, esta, colocou a casca na água no ponto 0 da fita métrica e, a mesma, foi arrastada em direção à foz. O Tiago Chen usou o cronómetro e verificou que o tempo que a casca levou a percorrer os 10 metros tinha sido de 17segundos. Concluímos que, neste sítio, a velocidade da água do rio Cabril é de 17 segundos em 10 metros.
Depois, todos os que tinham galochas, entraram e procuraram macroinvertebrados, debaixo das pedras do rio. Retiraram-nos com pinças e colocaram-nos em tabuleiros. Observámo-los com lupas e verificámos que eram limnelídeo e hydrobilideo. Ficámos desiludidos porque encontrámos muito poucos macroinvertebrados. Também observámos alguns insetos da água como por exemplo os alfaiates, mas o que nos despertou maior curiosidade foram as minhocas que descobrimos na margem direita. Apareceram aranhas nas mochilas de alguns meninos, nos pés e nos braços. Os burrinhos que pastavam num prado, na margem direita, vieram ter connosco e deixaram que nós lhe fizéssemos festinhas.
Em grupos, comparámos as folhas de árvores existentes na margem do rio, com folhas de árvores que levávamos em micas. Identificámos as seguintes árvores: amieiro, salgueiro-branco e freixo.
Os cinco grupos foram respondendo ao questionário conforme íamos fazendo as observações.
O que nos deixou mais tristes, nesta segunda visita ao rio Cabril, foi vermos que, entretanto, o dono do terreno da margem esquerda cortou as árvores ali existentes. Os passarinhos ficam com menos abrigos e a terra, com a força da chuva e do vento, vai ser arrastada para o rio.
Por fim apanhámos água do rio e do coletor ali existente, para medirmos o PH, e fechámos os olhos. Para nossa alegria, conseguimos ouvir passarinhos a cantar. Não conseguimos identificá-los pois não os vimos.
Regressámos à escola contentes por nos termos divertido e aprendido mais coisas sobre o rio.
Vamos ser amigos dos rios.
Texto original do Diogo mas melhorado pela turma (4ºano turma- 9 Centro Escolar das Árvores)
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Eco-escolas
Galardão Eco-escolas
No dia 10 de Outubro fomos a Gondomar receber o galardão. Da nossa escola, fui eu e mais cinco meninos: o Tomás, Miguel, Matilde, Diogo e a Mariana.
A cerimónia decorreu no Pavilhão Multiusos.
Durante a manhã visitámos a exposição dos pósteres do concurso Eco código e encontrámos logo o nosso. A professora emprestou-nos a máquina fotográfica e tirámos fotografias ao pósteres de que gostámos mais e, claro, também ao nosso. Durante a manhã participámos em jogos, fizemos origami, experiências ….
De tarde assistimos ao concerto do grupo Clã e por fim foram entregues os galardões às escolas, do país inteiro, que participaram no projeto Eco-escolas.
A viagem foi feita de autocarro com todos os alunos do nosso Agrupamento.
Juliana- 4ºano- Escola das Árvores
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
O esqueleto, a Matemática e a expressão plástica

Estivemos a estudar os ossos do nosso esqueleto:
(ex. frontal, úmero, rádio, cúbito, tíbia, perónio …).
Também mexemos em ossos de vaca, para isso usámos umas luvas e lupas. Tinham uma gordura mole dentro do osso. Nós adoramos esta experiência de mexer e observar os ossos de vaca.
Quando trabalhamos no PIT (Plano Individual de Trabalho) que é um plano onde nós planeamos o que vamos fazer sozinhos ou a pares, alguns meninos mediram o seu “esqueleto” para o desenharem à escala e 1 para ½.
A professora viu alguns desenhos e disse que estavam fantásticos. Alguns acabaram o desenho e outros não. Estamos a pensar fazer uma exposição.
Romão e Leonor (4º ano- Escola Básica das Árvores)
A biblioteca na nossa escola
As nossas idas à Biblioteca


A biblioteca da escola das Árvores faz atividades muito engraçadas.
Em primeiro lugar, fomos conhecer a nova biblioteca, as funcionárias e as suas regras. Foi muito divertido pois a professora Maria Luís é muito simpática.
A segunda vez, a professora Maria Luís convidou-nos para comemorarmos com a biblioteca o dia 5 de outubro. Vimos uma história projetada na parede relacionada com o mesmo (O rei D. Carlos).
À terceira vez, fomos à biblioteca comemorar o dia da alimentação, fizemos jogos muito divertidos. Ela tem muita imaginação.
Tivemos um senhor a contar-nos histórias disparatadas e uma pequena feira do livro.
O 4-ºano preparou um teatro sobre a história “ O Super Leitão Cor de Laranja” e apresentaram-no aos meninos do Jardim de Infância e eles adoraram.
À 5-ª vez, fomos festejar o dia das bruxas com a nossa professora de Inglês foi super divertido.
Todos os dias podemos ir requisitar ou entregar livros e durante a semana vamos, por grupos, na hora de almoço, para lá: lemos ou fazemos jogos entre eles jogos matemáticos.
A escola adora a biblioteca e as suas funcionárias e vocês iam adorar se a conhecessem.
Texto feito por: Beatriz e Catarina Reis- 4ºano
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
As melhoras para o Tiago
Olá Tiago!
Esperamos que saias rapidamente do hospital. Fazes falta na nossa turma temos muitas saudades tuas.
Desejamos-te as melhoras.
Vê o texto e dá a tua opinião.
Não queres fazer um desenho no paint? Sabemos que tens muito jeito.
Um abraço do tamanho do mundo!
Esperamos que saias rapidamente do hospital. Fazes falta na nossa turma temos muitas saudades tuas.
Desejamos-te as melhoras.
Vê o texto e dá a tua opinião.
Não queres fazer um desenho no paint? Sabemos que tens muito jeito.
Um abraço do tamanho do mundo!
Um fim diferente para a história "O rei cruel"
Em busca da filha do rei
E lá foram as sereias à procura da filha do rei porque ele a atirou ao mar. Depararam com muitos peixes, golfinhos, tubarões, alforrecas… mas nem se atreveram a chegar perto deles! Não a encontraram e o rei estava a ficar preocupado mas esperou mais um bocado.
As sereias continuaram a sua busca e nada… de repente tiveram a ideia de meter a cabeça fora da água e viram qualquer coisa a boiar. Foram ver o que era e… era a princesa! Estava tão cansada de nadar que ficou meia adormecida, a boiar nas ondas do mar. Levaram-na para a ilha mais próxima dali, a Ilha dos Desejos. As sereias desejaram, com muita força, que a princesa recuperasse. O desejo foi-lhes concedido e a princesa acordou bem disposta.
Só faltava à princesa pedir um desejo e, então, ela desejou que o seu pai já não fosse cruel e não transformasse as sereias em espuma.
Regressaram ao reino do rei cruel e este recebeu-as com alegria, feliz por a sua filha estar sã e salva.
Daí para a frente o rei ficou bondoso com toda a gente.
Ideia do Tiago Martins melhorado pela turma
terça-feira, 11 de setembro de 2012
NOVO ANO
Um novo ano letivo se inicia...
Reunião
Amanhã dia, 12 de setembro, às 18h, haverá uma reunião com os Encarregados de Educação.
É muito importante que todos estejam presentes.
Nesta reunião serão debatidos assuntos de muito interesse (horário, calendário escolar, avaliação, programas, manuais escolares, objetos escolares...). Também será efetuada a eleição de dois representantes
de Encarregados de Educação da turma.
Início de aulas
As aulas terão inicio no dia 14 e decorrerão entre as 9h e as 12h.
Conto com a presença de todos os Encarregados de Educação
A professora
Olga Alves
domingo, 20 de maio de 2012
Conhecer o Cabril
A primeira visita ao
rio Cabril
A nossa turma
participa no projeto Rios e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila
Real.
Finalmente o sol veio para nos acompanhar na nossa primeira saída ao rio
Cabril. No dia 9 de maio fomos observar e estudar o troço do rio por nós
adotado.
Saíamos da sala às
3:00 horas da tarde, de chapéu na cabeça e, lá fora, aguardavam-nos as
engenheiras Cláudia e Sofia, da Câmara Municipal, que nos ofereceram um chapéu
laranja. Tirámos os que tínhamos e colocámos aqueles. De questionário na mão e
chapéu na cabeça lá fomos nós.
No caminho vimos
ovelhas, cães e burros, todos muito fofinhos.
Quando chegámos ao
local A, fechámos os olhos e, em silêncio, ouvimos os sons que nos rodeavam. De
olhos abertos fomos observando e começámos a responder ao questionário. A
Filipa explicou-nos qual era a margem esquerda e a direita, porque ela está nos
percursos de pesquisa a pesquisar sobre os rios. Aprendemos que nos temos de
virar de costas para a nascente, o nosso lado esquerdo é a margem esquerda e o
lado direito é a margem direita. Felizmente havia muito pouco lixo no rio
por isso ficámos todos muito contentes.
Depois de acabarmos de
responder ao questionário, fomos para o local B e lá também preenchemos o
questionário. Para passarmos àquele sítio atravessámos uma ponte de pedra.
Exploramos o local B e
tivemos uma surpresa, dois burros a pastar num campo que vieram ter connosco.
Fizemos-lhes festinhas e até lhes demos erva. Neste sítio havia um
pavilhão onde vivem ovelhas. Não estavam ali, deviam andar a pastar. Aqui, na
margem direita, onde nos encontrávamos, achámos ossadas de um animal, talvez
uma ovelha. Este lixo não deveria ali estar.
Procurámos peixes mas
não vimos nenhum.
No regresso observámos,
de longe, o trajeto do rio e concluímos que é fácil descobrir, na paisagem, o
percurso do rio pois as árvores que vivem nas suas margens são diferentes das
outras. Tirámos fotografias e agora vamos procurar saber os nomes daquelas
árvores.
Quando chegámos à escola estávamos tão cansados, que nos deitámos, à sombra, no
chão à espera dos outros que vinham mais atrás.
Fomos acompanhados nesta saída pela professora Olga, professor Romeu, Márcia,
mãe do Bernardo, Laura e pela Diana (futuras professoras), pela Professora
Doutora Manuela Jorge, que até nos ofereceu um livro e também pelas engenheiras
Cláudia e Sofia.
Estamos a descobrir o rio Cabril. Este ano ainda vamos fazer mais uma visita e
no próximo ano faremos outras. A próxima será de manhã para tentarmos ver
alguns pássaros e encontrarmos outros animais que vivem no rio ou nas suas
margens.
Tiago Martins e Regina
A surpresa !!! Obrigados às Egenheiras Claúdia e Sofia que nos trouxeram estes lindos chapéus.
A vegetação que cobre a margem do rio.
Finalmente chegámos!!! Ufa!!!!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Os pais continuam a vir à nossa turma
Um farmacêutico na nossa turma
Hoje, dia 27 de abril, veio à nossa sala o senhor Jorge, pai do João Pedro Pereira, que é farmacêutico. Veio explicar-nos como é a sua profissão.
Contou-nos que trabalha na empresa OCP-Portugal. Esta empresa distribui medicamentos pelas farmácias de todo o país. Tem armazéns em: Braga, Régua, Porto, Viseu, Torres Novas, Lisboa, e Setúbal. É amiga do ambiente pois reutiliza as caixas em que são transportados os medicamentos. Para além disso recolhe nas farmácias, os sacos com os restos de medicamentos e embalagens que entrega à VALORMED que, por sua vez, faz o tratamento adequado para evitar a poluição ambiental.
O senhor Jorge disse-nos que devemos ter as vacinas em ordens e que elas são feitas a partir dos micróbios das doenças que elas próprias combatem. O nosso corpo produz defesas que impedem que os micróbios nos ataquem.
Ficámos a saber que há sempre, pelo menos, uma farmácia de serviço durante a noite.
Relativamente aos medicamentos, tomámos conhecimento de que são perigosos quando os tomados indevidamente, que têm de ser conservados conforme informações nos rótulos e que há medicamentos próprios para animais.
Por fim o nosso visitante despediu-se e deixou-nos umas lembranças que nos vão ser muito úteis.
Gostámos muito desta visita e aprendemos bastantes coisas relacionadas com a profissão de farmacêutico. Ficámos a saber que é preciso estudar muito mas que é muito interessante.
Texto elaborado em coletivo
PAS 3
Alimentação saudável na nossa sala
A partir do dia 24 de janeiro, todas as terças-feiras, tivemos na nossa sala uma equipa, de Saúde, que nos veio ensinar mais coisas sobre a alimentação saudável: a enfermeira Vanessa, o enfermeiro Carlos e o nutricionista Óscar. Este Projeto chama-se PAS 3 ou seja Programa de Alimentação Saudável no 3ºano.
Na última sessão veio só a enfermeira Vanessa e o enfermeiro Carlos e o título da sessão foi” Decidimos o que comemos ”. Fizemos um jogo que era constituído por 5 grupos e cada elemento do grupo tinha uma representação de um tabuleiro com um prato, uma tigela de sopa, um copo, guardanapo e os talheres e pintaram o que comeram no jantar passado.
Cada grupo escolheu a refeição mais saudável e cada um desses meninos disse o que tinha comido em voz alta.
Esses meninos foram lá para a frente e dessas 5 refeições escolhemos o tabuleiro da Sofia e da Beatriz que eram os mais saudáveis porque tinham: sopa de legumes, água, fruta e um prato saudável acompanhado por legumes (sopa de brócolos, sopa de cenoura, maças, água, arroz com bife e tomate e arroz de cenoura com carne alface e tomate).
Ao longo destas sessões fizemos jogos muito interessantes, ficámo-nos a conhecer melhor e esperamos que continue assim!
Beatriz
Marcadores:
PAS3- Programa de alimentação saudável no 3º ano
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Histórias na nossa turma
A Luísa a nossa sala
No dia 13 de Abril a Luísa veio à nossa sala ler uma história: " A raposa das Botas Altas" de ANTÓNIO TORRADO.
Gostamos muito da forma expressiva como a Luísa leu.
Achamos fantástica a história porque nos fez rir.
Fizemos alguns trabalhos.
quinta-feira, 22 de março de 2012
No dia doze de março fomos visitar o parque natural do Alvão.
O objetivo principal era sensibilizar-nos para a proteção da floresta. Formamos equipas para fazer as nossas plantações, todos os meninos plantaram carvalhos Roble conhecidos por carvalho comum .
A professora Olga abriu o buraco e cada menino plantou o seu carvalho . Colocamos a terra que tinha mais nutrientes para a planta ficar mais saudável e calcamos com os pés. E depois fomos lanchar.
E vimos a construção de passagens para sapos.
Regressamos à escola já era hora de almoço. Eu estava muito feliz e ansioso por mostrar as fotos, que eu tirei, aos meus pais.
Autor:Pedro
Assinar:
Postagens (Atom)