Uma manhã no tribunal
Visitámos o tribunal.
Durante o trajecto, a pé, fomos anotando o nome das ruas por onde passávamos.
Chegámos ao tribunal, situado no largo Camões, e entrámos pela porta principal. Cumprimentamos o segurança e esperámos pelo senhor Vítor pai da Catarina que trabalha lá. Ele e a D. Manuela, mostraram-nos o piso 0 e o piso 1 do tribunal e ficámos a conhecer outros senhores e senhoras que lá trabalham.
Vimos duas salas de audiências onde se fazem os julgamentos a secretaria onde trabalha o pai da Catarina e outras salas onde estavam senhoras e senhores a trabalhar.
Fomos recebidos pela doutora juiz Marta. Ela foi muito simpática connosco. Explicou-nos como se fazem os julgamentos. Mostrou-nos uma espécie de bata com cor preta que se chama ´´ beca ´´ e que os juízes vestem durante os julgamentos. Explicou-nos que os advogados usam uma toga e o oficial de justiça uma capa também de cor preta. Esta é uma forma de mostrar que na justiça ninguém é mais importante que os outros.
Gostámos de ver a sala dos presos, as dos julgamentos e a secretaria onde trabalha o pai da Catarina mas o mais especial foi a vídeo conferencia. Dividimo-nos em dois grupos e um ficou numa sala com o senhor Vitor o outro foi para outra sala com a D. Manuela. Comunicámos uns com os outros através de vídeo. Foi bem divertido!
Na escola, em grupos, marcámos num mapa da cidade, o itinerário que seguimos desde a escola até ao tribunal.
Nesta manhã aprendemos muito sobre a Instuição onde é aplicada a justiça e ficámos a conhecer os nomes de algumas ruas da nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário