quinta-feira, 14 de março de 2013

Viagem de estudo

Viagem a Guimarães


    No dia 7 de Março de 2013 fomos numa visita de estudo a Guimarães.
    Às 8:30 estava a maior parte da turma na escola, à espera da professora e do resto da turma.   
Quando estava tudo pronto, lá fomos para o autocarro de mochila cheia e muito felizes. Tivemos a companhia dos alunos do quarto ano da escola do Bairro São Vicente de Paula.
Durante a viagem a professora foi-nos chamando à atenção para várias coisas porque passávamos, como por exemplo: atravessámos a serra do Marão; passamos sobre o rio Tâmega, que é um afluente do Douro, vimos um pinheiro manso…
    Quando chegámos, fomos para o museu Alberto Sampaio, assistir a um teatro de sombras, sobre quem fundou Guimarães e outros factos importantes e também ver algumas relíquias…
    O teatro de sombras era sobre a formação de Guimarães e aprendemos que foi a Condessa Mumadona Dias que formou o castelo de Guimarães e um Mosteiro.
    Depois do teatro fomos a outra parte do museu ver algumas relíquias de há mais ou menos 600 anos! Vimos cálices, cruzes… e ficamos todos espantados porque nessa altura acreditavam que, por exemplo, um osso de um santo nos protegia de vários perigos se lhe tocássemos, como as mordeduras de cães raivosos.
      Depois dessa visita ao museu, fomos às praças da Senhora da Oliveira e de Santiago e de seguida dirigimo-nos à Penha para almoçarmos. O almoço soube-nos muito bem porque estávamos com muita fome mas tivemos de comer de pé pois os bancos estavam molhados.
    De seguida dirigimo-nos para o Paço dos Duques e, muitos meninos, compraram lembranças.
    Dentro do Paço dos Duques vimos uma sala em que o Duque fazia banquetes e uma senhora explicou-nos que, nessa    altura as pessoas comiam com a mão e eram os cães que serviam de guardanapos: lambiam as mãos dos convidados ou então eles limpavam-nas nos seu pelo. Também vimos uma sala de armas, muito engraçada.
    Havia quatro cópias de tapeçarias enormes, em algumas paredes, que representavam as conquistas dos portugueses no norte de África. A Guia disse-nos que as originais se encontram numa localidade denominada Prastana, em Espanha.
    Infelizmente, não pudemos ir ao castelo porque estava chuva.
    No regresso a Vila Real, paramos numa Estação de Serviço para comermos o nosso lanche e passámos o tempo a cantar e a brincar!
    Adorámos este dia!

    Autora: Regina (texto melhorado pela turma)

Quiando for grande quero ser ilustrador

Quando for grande quero ser ilustrador

No dia 28 de fevereiro de 2013 a nossa turma e a do professor Guedes, 3ºB, foram à Biblioteca Municipal conhecer a ilustradora Rute Bastardo. Participámos nesta atividade porque analisámos o programa da Biblioteca Municipal na sala de aula, e escolhemos esta. A professora Maria Luís marcou e fomos contemplados.
Chegámos ao auditório e a ilustradora já nos esperava. Ela disse que o primeiro livro que ilustrou foi ”Filigrana e o consílio dos gatos”. Apresentou-nos alguns desenhos feitos e ilustrados por ela, fez-nos algumas perguntas. A seguir mostrou-nos várias técnicas de desenho: primeiro ensinou-nos a desenhar um corpo recorrendo ao tamanho de oito cabeças, depois disse-nos, também, que a nossa mão tinha o tamanho da nossa cara e, por fim, explicou-nos como desenhar com geometria, aprendemos a fazer uma cereja e a cara de um menino.
Por fim despedimo-nos e regressámos à escola contentes por termos aprendido coisas novas!
Tal como nos disse o Afonso da atividade “ Despertart” do Museu Berardo, o importante é não desistirmos. Se treinarmos muito podemos vir a ser ilustradores. Esta foi uma ideia que a Rute também nos passou.
Autores: Beatriz, Filipa e Tiago Martins

segunda-feira, 11 de março de 2013

O professor José Júlio na nossa sala

Uma aula sobre tigres

     No dia 15 de Fevereiro de 2013 veio à nossa sala o professor José Júlio, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), dar-nos uma aula sobre tigres.
     Depois da hora de almoço, às 2:00 da tarde, entrámos na sala e passado um pouco chegou o nosso explicador.
Ele veio falar-nos sobre uns tigres que nasceram no Jardim Zoológico da Maia.
O professor trouxe no computador um power point e na primeira página tinha lá alguns tipos de tigres:
- o tigre Siberiano é amarelado com riscas pretas;
- o tigre de Bengala é laranja com riscas pretas;
- outros...
 Disse-nos que há um tigre que já não existe, o tigre - Cáspio.
        A seguir o professor mostrou-nos alguns vídeos de um tigre bebé de mais ou menos 2, 3 dias, a beber leite no biberon. Disse-nos que o tigre bebé depois de beber o leite no biberon deve-se limpar-lhe as barbas porque se não o leite estraga-se e se o tigre lambe o queixo, bebe o leite estragado e fica doente.
    Também nos falou sobre os linces. Contou-nos que se um lince encontrar outro lutam até um morrer. Nas jaulas dos linces há camaras de vigilância e quando começam à luta vai lá o tratador separá-los.
    Também ficámos a saber que algumas pessoas dizem que os tigres e os leões são os animais mais perigosos mas não são. Perguntámos qual era e ele respondeu-nos que um dos animais mais perigosos é o hipopótamo.
    Por fim, a Catarina. F, a Beatriz e a Regina fizeram um desenho e o professor adorou. Enquanto elas estiveram a fazer desenhos alguns alunos fizeram perguntas sobre os tigres que o professor explicou bem.
Autoras: Filipa e Beatriz e Tiago Martins

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mais uma experiência

            Estados físicos da água
No dia 8 de janeiro a nossa turma esteve a fazer mais uma experiência com a água.
Queríamos responder à questão problema: o que acontece à massa e ao volume da água quando muda de estado físico?
Para realizar a experiência fizemos um plano.
Precisámos do seguinte material:
- 3 frascos  de plástico graduados;
- congelador;
- água;
- termómetro ,
- balança digital.
Registámos:
- o que ia mudar (a quantidade da água em cada frasquinho e a massa)
-o que se ia manter (o tipo de líquido, o tipo de frasco e a temperatura da água)
- o que se ia observar (a massa da água e o volume da água   no estado sólido)
Fizemos as previsões: uns achavam que o volume da água que ia ficar  igual e outros não, uns achavam que a massa da água ia aumentar…
Preparámos a experiência:
Colocamos a água em três frasquinhos: A, B, C.
A massa do frasco A e da água nele contida era 54g
A do frasco B era 43g e a do frasco C 31g
Marcámos com uma caneta, especial, o nível da água em cada frasquinho
Depois fizemos a medição de temperatura no interior do congelador. Passados mais ou menos 30 minutos o termómetro deixado lá dentro indicava -2.3ºC.
Colocamos os três frascos no congelador e enquanto aguardámos fomos ao desfile de carnaval.
Quando regressámos fizemos verificação dos frascos.

Observação:
- A água do frasco A estava no estado líquido, enquanto a água dos frascos B e C já se encontrava no estado sólido. Pensamos que este atraso na congelação da água do frasco A, se deve ao facto de ser uma maior quantidade (54g), precisando por isso de mais tempo.
Depois de toda a água passar ao estado sólido pesámos os três frascos. A massa permanecia constante. Contudo, o volume do conteúdo de cada frasco era ligeiramente superior. A água  ocupa mais espaço no estado sólido.
Resposta à questão problema: a massa da água mantém-se e o volume aumenta quando a água passa do estado líquido para o estado sólido (a solidificação).

A massa e o volume antes de ir para o congelador
Massa da água após a congelação

Volume da água após a congelação
Pedro Matos

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Viva o Carnaval!

O desfile

Divertimo-nos muito!
Adorámos a visita da nossa nova amiga, a velhinha Felismina.



A senhora Felismina





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Conselho de turma

Conselho de turma filmado

    No passado dia vinte e oito de janeiro realizou-se mais um conselho de turma do 4.º A
    Seria apenas mais um conselho de turma como tantos outros se não fosse um pormenor: estávamos a ser filmados.
    A pedido da professora Olga, o meu pai estava presente como técnico de imagem para registar o evento (pelo menos algumas partes).
Eu estava com o Tiago Martins e o Rafael Alexandre na mesa dos presidentes. Estava um bocadinho nervoso por estar a ser filmado, mas lá tentei disfarçar o melhor que pude.
    Com a ajuda dos meus colegas lá nos desenvencilhamos dos assuntos a tratar.
    Penso que o filme vai dar jeito. Poderemos observar melhor o nosso desempenho; aperfeiçoar a nossa comunicação e forma de estar. O meu Pai disse-me que isso se chama “autoscopia” e que é uma técnica usada por muitas empresas para escolher e treinar os melhores comunicadores.
    Vai ser uma experiência interessante para todos nós.
Pedro Matos

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os pais aprenderam connosco

A vinda dos pais à nossa escola


No dia 30 de janeiro de 2013 às 19 horas vieram cá os pais, pois queriam ver os nossos percursos de pesquisa.
Quanto todos os pais estavam começamos a apresentar, pela seguinte ordem: “Como é que os lobos comunicam?”;”Como surgiu o primeiro rei de Portugal?”;”Como é feito o verniz?”;”Como é feito o microscópio?” E por fim “O que são atividades económicas?” “Como se distinguem os batráquios dos anfíbios”? .
No fim de todos os grupos apresentaram os pais responderam, por escrito, nas fichas do percurso de pesquisa dos respetivos filhos que as corrigiram e as classificaram. Os pais tiveram Bom e Muito bom.
No fim as mães puseram a mesa e confraternizamos partilhando os alimentos que cada um trouxe.
Foi um dia em que os pais aprenderam connosco.   

Leonor e Rafael Mendes
Observando!..
Corrigindo as respostas dos pais
A fazer verniz!
A comunicar


fazendo a ficha
O pai do Pedro a fazer a ficha
Que comilões!