quinta-feira, 14 de março de 2013

Viagem de estudo

Viagem a Guimarães


    No dia 7 de Março de 2013 fomos numa visita de estudo a Guimarães.
    Às 8:30 estava a maior parte da turma na escola, à espera da professora e do resto da turma.   
Quando estava tudo pronto, lá fomos para o autocarro de mochila cheia e muito felizes. Tivemos a companhia dos alunos do quarto ano da escola do Bairro São Vicente de Paula.
Durante a viagem a professora foi-nos chamando à atenção para várias coisas porque passávamos, como por exemplo: atravessámos a serra do Marão; passamos sobre o rio Tâmega, que é um afluente do Douro, vimos um pinheiro manso…
    Quando chegámos, fomos para o museu Alberto Sampaio, assistir a um teatro de sombras, sobre quem fundou Guimarães e outros factos importantes e também ver algumas relíquias…
    O teatro de sombras era sobre a formação de Guimarães e aprendemos que foi a Condessa Mumadona Dias que formou o castelo de Guimarães e um Mosteiro.
    Depois do teatro fomos a outra parte do museu ver algumas relíquias de há mais ou menos 600 anos! Vimos cálices, cruzes… e ficamos todos espantados porque nessa altura acreditavam que, por exemplo, um osso de um santo nos protegia de vários perigos se lhe tocássemos, como as mordeduras de cães raivosos.
      Depois dessa visita ao museu, fomos às praças da Senhora da Oliveira e de Santiago e de seguida dirigimo-nos à Penha para almoçarmos. O almoço soube-nos muito bem porque estávamos com muita fome mas tivemos de comer de pé pois os bancos estavam molhados.
    De seguida dirigimo-nos para o Paço dos Duques e, muitos meninos, compraram lembranças.
    Dentro do Paço dos Duques vimos uma sala em que o Duque fazia banquetes e uma senhora explicou-nos que, nessa    altura as pessoas comiam com a mão e eram os cães que serviam de guardanapos: lambiam as mãos dos convidados ou então eles limpavam-nas nos seu pelo. Também vimos uma sala de armas, muito engraçada.
    Havia quatro cópias de tapeçarias enormes, em algumas paredes, que representavam as conquistas dos portugueses no norte de África. A Guia disse-nos que as originais se encontram numa localidade denominada Prastana, em Espanha.
    Infelizmente, não pudemos ir ao castelo porque estava chuva.
    No regresso a Vila Real, paramos numa Estação de Serviço para comermos o nosso lanche e passámos o tempo a cantar e a brincar!
    Adorámos este dia!

    Autora: Regina (texto melhorado pela turma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário