domingo, 5 de fevereiro de 2017

À procura da percentagem

Quantas lentilhas germinarão de quarta até terça da semana seguinte?



Cada grupo contou 100 lentilhas. Colocou-as num prato sobre um papel humedecido. 
Fez a previsão. 
Todos os  dias as lentilhas eram observadas  Passados uns dias lá começaram elas a germinar. No dia combinado contaram-se as lentilhas que germinaram. Em 100 germinaram... foi desta forma que se foi construindo o conceito de percentagem. Comparam-se as previsão com os resultados, as percentagens de uns grupos com as de outros... 








Observaram-se as sementes germinadas, com lupas. Foi colocada uma na lupa binocular e cada aluno recordou outras experiências que já tinham sido realizadas sobre a constituição de uma semente, quando a turma estava no 1º ano. 
Como tudo se interliga! É maravilhoso alimentar a curiosidade destes meus queridos alunos.
A escola deveria ser um espaço de espanto constante!


Ensino experimental das Ciências


Quantas imagens de um objeto se formam combinado dois espelhos planos em posições distintas?


O trabalho em matemática desenvolvia-se à volta da geometria, mais especificamente ângulos.
Nada mais natural  que dar continuidade às experiências com espelhos, desta vez fazendo ligação à matemática.
Partiu-se da questão problema.
 Ouviram-se as ideias dos alunos.
 Fez-se o planeamento com eles:
 Fizeram e registaram as suas previsões, individualmente.
 Realizaram a experiência,  a pares (com controlo das variáveis possíveis) .
Registaram as observações
 Responderam à questão problema e, por fim, fez-se o confronto das previsões  com o que foi observado.
Foi mais um tempo de trabalho fantástico em que cada aluno continuou a construir conhecimento a partir das experiências por ele realizadas,  a entender  o trabalho dos cientistas, a consciencializar  o cuidado a ter com as conclusões que se tiram... e, sobretudo,  a desenvolver a curiosidade.
As surpresas que eles tiveram! Muitas das suas previsões estavam erradas mas não importou... eles já têm consciência que é assim também com os cientistas. Aqui não se trata de os alunos seguirem um protocolo para experimentar algo para que já sabem a resposta. Eles não sabem mesmo o que irá acontecer.








Professora! Parece uma horta!






Mais um encontro com os pais


Os pais vieram aprender com os filhos


 Os pais gostam de aprender com os filhos e, sempre que eles os convidam para assistirem às comunicações das suas pesquisas,  cá vêm eles.
Foi mais um dia de sala aberta aos pais.
Para além das oito pesquisas, realizadas em sala de aula,  comunicadas por diferentes grupos os filhos também quiseram mostrar as canções que apresentaram na festa de Natal à qual os pais não assistiram.
Os pais ficaram a saber mais sobre abóboras, grilos, esqueleto humano, chitas, muçulmanos, minhocas, o Povo Maya e  a asma.
Foi um fim de tarde muito bom.












domingo, 29 de janeiro de 2017

Ensino Experimental das Ciências

Uma manhã espelhosa
   Numa manhã do mês de novembro, fizemos  uma experiência com espelhos. 
Queríamos  saber se a imagem de um objeto é igual em diferentes  tipos de espelhos. Fizemos  a planificação e  experimentámos  com os seguintes espelhos: o côncavo, o convexo, o plano e o cilindro.   Por fim concluímos que a imagem de um objeto é diferente nos tipos de espelho que experimentámos. 





O que há dentro dos ossos?

   O José Pedro, com a ajuda do pai, que é talhante, preparou uma aula experimental para responder a uma questão/problema : " O que há dentro dos ossos?" 






domingo, 1 de janeiro de 2017

Mais um incentivo à alimentação saudável

Missão Continente na nossa escola
               
               No dia 22 de novembro começou a Missão Continente na nossa escola. As turmas que quiseram participar foram as seguintes: 1ºB, 4ºA e 4ºB.
O director do Continente de Vila Real senhor Sérgio e a sua colega Patrícia,que anima a Escola Missão Continente,disse que íamos ter uma surpresa no final da sessão. Ele falou-nos sobre a Missão Continente e das atividades que íamos ter ao longo do ano.
Foi dado a cada menino um saco que continha: uma camisola, um panfleto, um lápis que tinha sementes, na parte oposta ao bico,para que quando acabasse as podermos semear, num vaso que também vinha no saco, e uma maçã.
A Patrícia falou muito acerca do desdobrável que continha 8 compromissos sobre a alimentação saudável.
 No final houve a tal surpresa que foi a Leopoldina. Cada turma foi tirar uma fotografia com ela.
            Resumindo e concluindo, gostamos muito deste dia e vamos participar com entusiasmo nas atividades da Missão Continente na Escola.


Sofia Lopes , Margarida e Matilde 


sábado, 31 de dezembro de 2016

Primeiro período:pesquisas

As pesquisas
      Alguns alunos   escreveram no  diário de turma, na coluna dos desejos,  algumas propostas de pesquisas que queriam fazer.
       Algumas delas eram sobre: muçulmanos, tribo maya, esqueleto,  os grilos, as chitas e  a asma.
      Dois grupos terminaram as  pesquisas sobre: ” A evolução  do ser humano"  e  "As minhocas” que foram previstas e iniciadas no ano passado. 
       Os grupos de pesquisa trabalharam muito bem, organizaram  as apresentações e comunicaram de forma espetacular. Toda a turma ficou a saber imenso sobre estes temas.


     No  próximo período a turma vai trabalhar em novas pesquisas sobre  os reis.

Gonçalo Almeida, Rodrigo e Tiago
Produto final



Em pleno trabalho


Power Point em construção




Comunicação à turma 

Comunicação à turma

Produto final

Comunicação à turma
Preparação da representação do esqueleto humano



Comunicação à turma 
     A propósito da festa da castanha surgiu uma questão.
        Fala-se que a castanha é um alimento bem nutritivo mas não aparece na roda dos alimentos. O que é a castanha? De que setor deverá fazer parte na roda dos alimentos? A turma foi toda envolvida neste projeto de pesquisa e o trabalho surgiu com  todas as áreas envolvidas.
       

A propósito do doce de abóbora, que a avó Tina veio ajudar a fazer, dois alunos fizeram uma pesquisa sobre a abóbora. 
Organizam a informação.


Comunicam à turma

Foram momentos de muito trabalho e  aprendizagem significativa.
São estes os tempos em que os alunos com mais dificuldades têm oportunidade de  mostrar o que são capazes. (Professora da turma: Olga Alves)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Da Formação de Portugal à Restauração

Uma incrível aula de História

No dia 6 de dezembro, as turmas do 4º ano (A e B) da Escola Básica de Árvores tiveram uma aula de História com o professor Álvaro Pinto, da Escola Camilo Castelo Branco.
O suporte da aula foi um power point com o título “Da Formação de Portugal à Restauração”.
Sobre a Formação de Portugal contou, entre outros factos históricos, que o primeiro rei de Portugal foi D. Afonso Henriques e que só foi rei porque o papa autorizou.
Explicou, de forma muito engraçada, o que aconteceu desde Afonso Henriques até D. João IV. Comparou Nuno Álvares Pereira a Cristiano Ronaldo pois ele era considerado, naquela época, o melhor guerreiro.
D. João IV foi o primeiro rei de Portugal após o domínio dos Espanhóis (Filipe I, Filipe II e Filipe III). No dia 1 de Dezembro, de 1640, é que ele foi proclamado rei de Portugal e, por isso, nesse dia é feriado nacional. Comemoraram-se este ano 366 anos da Restauração de Portugal.
O professor apresentou de forma excelente o power point,  os alunos adoraram e aprenderam muito sobre História de Portugal.