quarta-feira, 24 de maio de 2017

Uma viagem incrível


A viagem de estudo a Guimarães

    Num belo dia do mês de maio tivemos aulas num sítio diferente. Foi em Guimarães, uma cidade belíssima, com muito movimento, bastantes  turistas e locais históricos muito bem preservados. Visitámos alguns.
 Impressionaram-nos os hábitos que tinham as pessoas, antigamente, como: despejarem água consporcada na rua através das janelas; tomarem banho só em dias de festa; comerem com as mãos, deixarem os cães lambê-las e  passarem-nas no seu  pêlo ou fazerem o mesmo com coelhos; o facto de dormirem sentados com medo que a morte os confundisse com mortos e os levasse e, por fim,  usarem pratos de estanho que provocavam doenças, sem eles saberem que o estanho era o causador, por ser tóxico.  Foi-nos contado tudo isto pela nossa guia, no Paço dos Duques de Bragança, enquanto visitávamos diferantes salões. 
     No Palácio dos Duques de Bragança também recordámos a formação de Portugal através de um teatro de marionetas,observámos as tapeçarias a representarem as guerras no Norte de África no reinado de D.Afonso v (Arzila e Tanger) e ficámos a saber que o nome tangerina é derivado de Tanger. Antes, este fruto, chamava-se mandarina e foi, por virem muitas tangerinas de Tanger para Catarina de Bragança, que se decidiu chamar tangerina.  
       Ficámos supreendidos por ter sido Mumadona Dias a mandar construir um castelo no sítio onde hoje fica o castelo de Guimarães, que foi sofrendo muitas alterações, ao longo do tempo. Foi o rei D.Dinis que mandou construir as torres.
        Esta aula culminou com duas atividades no Museu  Alberto Sampaio com um teatro de sombras e um Peddy paper em que descobrimos a Praça Senhora da Oliveira.
         Os momentos de piquenique partilhado também foram fantásticos.
         Foi uma aula incrível!

MANHÃ

Paço dos Duques de Bragança

Castelo de Guimarães
 


















TARDE Almoço


 Museu Alberto Sampaio


 Peddy Paper









Lanche










          






Nenhum comentário:

Postar um comentário