domingo, 23 de novembro de 2014

As potencialidades da comemoração do S. Martinho



A matemática

      Como estava um dia de chuva, decidi levar os alunos para a sala. Já tínhamos combinado trabalhar matemática com base no S. Martinho. Coloquei jornais nas mesas e distribuí castanhas. Pedi que cada um contasse as que tinha recebido. Começaram a descascar foi-se ouvindo “uma podre”. Pedi-lhes que contassem as podres. Cada um registou o número de castanhas que recebeu e o das podres.
            No dia seguinte explorámos, oralmente, a diferença entre o número de castanhas recebidas e as podres, construiu-se uma tabela para contagem das castanhas e fez-se a contagem recorrendo a esquemas de contagem. Como os alunos são 26, decidimos agrupar pela inicial do nome.
            Decidimos construir um gráfico de barras, em papel quadriculado. Nos gráficos até agora construídos (mapa de aniversários, cores preferidas, frutos preferidos…) cada quadrícula ou figura equivalia a uma unidade… mas… agora os números eram altos…. as quadriculas não chegavam… como fazer?  Alguém sugeriu que cada quadrícula tivesse o valor de 5 castanhas.Todos concordaram. Mãos à obra.
           Por fim fez-se a interpretação do gráfico, os alunos fizeram perguntas, responderam, fizeram cálculos recorrendo à adição, à subtração e à multiplicação.....
            Foi uma motivação total, a matemática fez sentido.



Comendo castanhas


Tabela de contagem, no quadro na caderno individualmente  ( esquema de contagem)

Construção do gráfico de barras no quadro com recurso a "quadrados" magnéticos.








Cada aluno desenhou os seu gráfico numa folha quadriculada

Estudo do meio- ciências

       O Rodrigo e a Matilde encontraram dois "bichinhos" dentro de castanhas. Quiseram  observá-los na lupa binocular.
        Surgiu a pergunta, como foram aqueles bichinhos para dentro da castanha.  "Isto são larvas" - disse o Rodrigo; "Foi uma mosca que pôs os ovos e daí nasceram as larvas"- disse o Rodrigo;  "Se calhar foi uma borboleta"-  disse outro aluno
Vamos pesquisar.... 














Nenhum comentário:

Postar um comentário