segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projeto Rios

2ª Visita ao rio Cabril
(Projeto Rios)



No dia 15 de novembro, a turma do quarto ano foi, pela segunda vez, ao rio Cabril, com a professora Olga, professora Paula de AFD e com a mãe do Bernardo, a Márcia.
Com esta atividade, pretendíamos encontrar e identificar várias espécies de animais e plantas presentes no troço escolhido, assim como calcular a velocidade da água, a profundidade e a largura do rio, num ponto selecionado. 
Fomos a pé desde a nossa escola até ao rio. Durante o trajeto avistámos cães, ovelhas, galinhas, pessoas … sentimos o odor do estrume dos animais e alguns de nós enojaram-se. Depois de tanto caminharmos, a professora mandou-nos parar e fechar os olhos para ouvirmos os sons, cheirarmos os odores, sentirmos a brisa … que estavam ao nosso redor. Usámos mais o sentido da audição e ouvimos: um cão a ladrar, o barulho da água a correr e, através da nossa pele, sentimos a brisa do vento a bater nas nossas caras. Tudo isto aconteceu no local A.
Seguimos para o local B e, aqui, os meninos que levaram galochas, calçaram-nas. Os alunos, Diogo e Romão, atravessaram o rio e mediram dez metros ao longo do mesmo, na margem esquerda. A professora pegou num bocado de casca de pinheiro e chamou a Filipa, esta, colocou a casca na água no ponto 0 da fita métrica e, a mesma, foi arrastada em direção à foz. O Tiago Chen usou o cronómetro e verificou que o tempo que a casca levou a percorrer os 10 metros tinha sido de 17segundos. Concluímos que, neste sítio, a velocidade da água do rio Cabril é de 17 segundos em 10 metros.
Depois, todos os que tinham galochas, entraram e procuraram macroinvertebrados, debaixo das pedras do rio. Retiraram-nos com pinças e colocaram-nos em tabuleiros. Observámo-los com lupas e verificámos que eram limnelídeo e hydrobilideo. Ficámos desiludidos porque encontrámos muito poucos macroinvertebrados. Também observámos alguns insetos da água como por exemplo os alfaiates, mas o que nos despertou maior curiosidade foram as minhocas que descobrimos na margem direita. Apareceram aranhas nas mochilas de alguns meninos, nos pés e nos braços. Os burrinhos que pastavam num prado, na margem direita, vieram ter connosco e deixaram que nós lhe fizéssemos festinhas.
Em grupos, comparámos as folhas de árvores existentes na margem do rio, com folhas de árvores que levávamos em micas. Identificámos as seguintes árvores: amieiro, salgueiro-branco e freixo.
Os cinco grupos foram respondendo ao questionário conforme íamos fazendo as observações.
O que nos deixou mais tristes, nesta segunda visita ao rio Cabril, foi vermos que, entretanto, o dono do terreno da margem esquerda cortou as árvores ali existentes. Os passarinhos ficam com menos abrigos e a terra, com a força da chuva e do vento, vai ser arrastada para o rio.
Por fim apanhámos água do rio e do coletor ali existente, para medirmos o PH, e fechámos os olhos. Para nossa alegria, conseguimos ouvir passarinhos a cantar. Não conseguimos identificá-los pois não os vimos.
Regressámos à escola contentes por nos termos divertido e aprendido mais coisas sobre o rio.
Vamos ser amigos dos rios.
Texto original do Diogo mas melhorado pela turma (4ºano turma- 9 Centro Escolar das Árvores)Desenho feito no Paint pela Catarina Reis

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