quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Projeto rios

De volta ao rio Cabril
 No dia 4 de outubro, de manhã, as turmas do 4º ano da Escola Básica de Árvores foram revisitar o rio Cabril. Alguns avós e pais acompanharam o grupo assim como quatro professores. Deslocaram-se a pé e foram observando a paisagem, maravilhosa, já com algumas tonalidades de outono, mas o que mais chamou a atenção foram as serras do Marão e do Alvão.
Chegados ao rio fecharam os olhos e, em silêncio, ouviram os sons dos pássaros, o cantar da água do rio, o ladrar dos cães ao longe, etc. De seguida, com os olhos bem abertos, observaram a bela paisagem à volta do rio e cada um, na sua vez, foi falando sobre o que via.
A seguir juntaram-se em grupos, previamente decididos nas salas, e observaram a vegetação que vive nas margens e no leito do rio, assinalaram em fichas as imagens das árvores, arbustos e plantas aquáticas e recolheram algumas folhas para serem utilizadas em sala de aula. Após esta atividade, alguns meninos calçaram galochas e entraram no rio, à procura de macroinvertebrados, debaixo das pedras. Apanharam-nos, com pinças, e colocaram-nos em tabuleiros. Fora do rio observaram os animais recolhidos, com lupas, e compararam-nos com os que estavam representados nas fichas, assinalando, nas mesmas, as imagens correspondentes.
Mediram a velocidade do caudal do rio, naquele local, e verificaram que era de 2min e 12 s em 10 metros. Também foi medida a profundidade, no mesmo ponto da visita anterior, e verificou-se que media menos 16 cm. Conversaram sobre as causas desta descida e concluíram que a principal foi a falta de chuva durante o verão.
Antes de regressarem à escola, lancharam e devolveram os seres vivos ao seu habitat.
Na sala de aula as avós contaram a relação que tiveram com o rio quando eram novas: lavavam lá a roupa, faziam piqueniques ao domingo, tomavam banho… enfim, divertiam-se imenso.
Cada grupo apresentou as recolhas de folhas que fez e falou sobre as árvores de onde foram retiradas: salgueiro, amieiro e freixo que fazem parte da vegetação ripícola.
Concluíram que a água do rio Cabril, naquele troço, está em excelente estado, porque a água era transparente e os macroinvertebrados encontrados (larva de libélula e larva de donzelinha) são indicadores biológicos de rio em excelente estado.

Reportagem escrita pela turma 4º A 


Comparar  as folhas com as imagens.

A observar e recolher as folhas de amieiro

Saquinho com folhas recolhidas.

Os alfaiates.




Mediu-se  a altura do caudal do rio com a ajuda do professor Guedes

Que água tão transparente! 

A postos para entrar no rio.

Medindo a velocidade da água.


Toca a levantar as pedras e recolher macroinvertebrados.



Alguns macroinvertebrados recolhidos (larvas de libélulas, de donzelinhas...)


Alguns alfaiates.



Observando os macroinvertebrados e comparando com as imagens.

A recuperar forças.



As avós a contar a sua relação com o rio.



Lentilhas  do leito do rio

Rabaças do rio

Eu Margarida a fazer a postagem no blog





sábado, 10 de setembro de 2016

Nova etapa

Recomeço

Estamos todos prontos para o recomeço?
Quinta feira, dia quinze,  no local do costume com muita vontade de continuar a aventura da aprendizagem.
Neste dia poremos a conversa em dia.
Um abraço
Olga

quarta-feira, 15 de junho de 2016

E as pesquisas continuam


Pesquisas na nossa turma

No início do período fomos ver no programa de estudo do meio o que faltava trabalhar.

Escrevemos os temas no quadro e fizemos grupos de pesquisa.

Um grupo pesquisou sobre as atividades económicas, outro sobre o tipo de solo e rochas, outro sobre o planeta Terra, outro sobre os meios aquáticos, outro sobre os astros e outro sobre o petróleo. Sobre o planeta Terra e o petróleo as pesquisas foram feitas porque houve meninos que escreveram no Diário de Turma que queriam saber de que é feita a Terra e quem descobriu o petróleo.

Depois dos grupos formados começamos a trabalhar. Fizemos o plano da pesquisa e em cada sessão de trabalho avaliávamos no nosso diário das pesquisas.

Desta vez só o grupo que pesquisou sobre o petróleo é que fez power point, os outros optaram por cartazes.

Cada grupo comunicou à turma o seu trabalho, cumprindo as datas planeadas.

Por fim cada aluno respondeu, por escrito, a perguntas sobre cada pesquisa e os resultados foram muito bons.

Todos nós achamos que aprendemos muito mais a fazer as pesquisas do que se fosse a professora a dar a aula.

Esperamos para o ano continuar a trabalhar assim.

Ah! Também avaliámos o nosso desempenho no grupo de trabalho.

 

Matilde
 
 
 
 






 
























 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Às voltas com a matemática


Geometria e medida
Lancei o desafio às alunas da UTAD, futuras professoras, que naquela altura estavam na minha sala na cadeira de Integração. Expliquei-lhes o que queria, emprestei-lhes bibliografia e ...
A turma foi organizada em grupos. Cada grupo tinha uma tarefa a resolver usando os objetos disponibilizados na mesa. Todos os grupos rodaram pelas diferentes mesas. Trabalharam-se medidas de massa, capacidade, área, perímetro, comprimento e contagem.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
 

 
 










 
 
Atividades com o pentaminó  e o polidron
(área, perímetro, simetrias, sólidos,  )
 






 

 

 O tangran tem um grande potencial para a construção de conceitos de geometria no espaço. Conseguiram construir grande parte dos esqueletos dos sólidos geométricos platónicos. Fizeram pesquisa na Net para saber o nome dos mesmos (dodecaedro, hexaedro (cubo),  tetraedro...). Adoraram o facto de estarem associados a fogo, terra, ar e cosmos.
 

 

 






 
 
 Que sólidos geométricos se encontram nesta figura?