Recomeço
Estamos todos prontos para o recomeço?
Quinta feira, dia quinze, no local do costume com muita vontade de continuar a aventura da aprendizagem.
Neste dia poremos a conversa em dia.
Um abraço
Olga
sábado, 10 de setembro de 2016
quarta-feira, 15 de junho de 2016
E as pesquisas continuam
Pesquisas na nossa turma
No início do período
fomos ver no programa de estudo do meio o que faltava trabalhar.
Escrevemos os temas no
quadro e fizemos grupos de pesquisa.
Um grupo pesquisou
sobre as atividades económicas, outro sobre o tipo de solo e rochas, outro sobre
o planeta Terra, outro sobre os meios aquáticos, outro sobre os astros e outro
sobre o petróleo. Sobre o planeta Terra e o petróleo as pesquisas foram feitas
porque houve meninos que escreveram no Diário de Turma que queriam saber de que
é feita a Terra e quem descobriu o petróleo.
Depois dos grupos
formados começamos a trabalhar. Fizemos o plano da pesquisa e em cada sessão de
trabalho avaliávamos no nosso diário das pesquisas.
Desta vez só o grupo
que pesquisou sobre o petróleo é que fez power point, os outros optaram por
cartazes.
Cada grupo comunicou à
turma o seu trabalho, cumprindo as datas planeadas.
Por fim cada aluno
respondeu, por escrito, a perguntas sobre cada pesquisa e os resultados foram
muito bons.
Todos nós achamos que
aprendemos muito mais a fazer as pesquisas do que se fosse a professora a dar a
aula.
Esperamos para o ano
continuar a trabalhar assim.
Ah! Também avaliámos o
nosso desempenho no grupo de trabalho.
Matilde
terça-feira, 14 de junho de 2016
Às voltas com a matemática
Geometria e medida
Lancei o desafio às alunas da UTAD, futuras professoras, que naquela altura estavam na minha sala na cadeira de Integração. Expliquei-lhes o que queria, emprestei-lhes bibliografia e ...
A turma foi organizada em grupos. Cada grupo tinha uma tarefa a resolver usando os objetos disponibilizados na mesa. Todos os grupos rodaram pelas diferentes mesas. Trabalharam-se medidas de massa, capacidade, área, perímetro, comprimento e contagem.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
As cabecinhas tiveram de pensar muito e o entusiasmo foi contagiante.
Atividades com o pentaminó e o polidron
(área, perímetro, simetrias, sólidos, )
O tangran tem um grande potencial para a construção de conceitos de geometria no espaço. Conseguiram construir grande parte dos esqueletos dos sólidos geométricos platónicos. Fizeram pesquisa na Net para saber o nome dos mesmos (dodecaedro, hexaedro (cubo), tetraedro...). Adoraram o facto de estarem associados a fogo, terra, ar e cosmos.
Que sólidos geométricos se encontram nesta figura?
Mais uma experiência
Qual destas três amostras de solo se deixa atravessar mais depressa pela água?
Após uma pesquisa sobre as rochas e diferentes tipos de solo, o grupo foi estimulado a realizar uma experiência. Pediram ajuda ao professor Guedes para a sua preparação.
sentindo os diferentes tipos de amostras de solo |
os objetos necessários à realização da atividade experimental laboratorial |
Tudo pronto |
Apresentação dos objetos e sua utilidade
|
a mesma quantidade de amostra de solo |
a mesma quantidade de água |
despejando a água ao mesmo tempo |
À espera que passe 1 minuto
passou 1 minuto |
medindo a água que atravessou as amostras de solo |
Observando a quantidade de água que atravessou as diferentes amostras de solo |
Assinar:
Comentários (Atom)