domingo, 17 de novembro de 2013

Uma visita especial



O sorriso da Leninha

A Leninha veio à turma em representação da Unidade.
Trouxe-nos uma bruxinha.
Mas... a melhor prenda foi o seu sorriso, a sua alegria por estar no meio de tantos meninos.
 Ficou combinado que iríamos à Unidade realizar algumas  atividades.






quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como podemos agrupar diferentes tipos de folhas?


Ensino Experimental e matemática de mãos dadas.


Os alunos agruparam, explicaram os critérios que utilizaram para organizar os conjuntos ( forma, cor, tamanho, árvore... ). Identificaram  o cardinal de cada conjunto, compararam, usaram os sinais ....


Imagens ilustrativas de resultados obtidos.




A Manuela Castro Neves voltou à nossa escola


Uma cadela amarela e vários amigos dela


Este foi o livro da Manuela Castro Neves que trabalhámos e que serviu de mote para o primeiro texto trabalhado na turma.
Já falámos de alguns trabalhos realizados sobre a história mas fizemos um, especial, para apresentar à escritora. Cada aluno desenhou uma personagem à  sua escolha em cartão, ( caixas do leite ou de cereais) pintou, recortou, colou num pauzinho, memorizou a fala e ...

Foi mais um momento de encontro com a escritora inesquecível...
Obrigados à Biblioteca das Árvores que organizou esta visita e à Manuela por se ter deslocado até nós.

Adoramos as histórias  que ela escreve.

As fotografias ilustram o que se passou.
momento de interação entre a Manuela e os alunos


Apresentação do trabalho à Manuela






Escrita/leitura

O processo continua


Os motivos para escrita/ leitura não param. Todos os dias os alunos têm imensas coisas para contar. Eu copio tudo o que dizem, à turma, no momento do Ler, mostrar ou contar... o meu caderno está a ficar cheio...
Vamos escolhendo os textos que queremos trabalhar ...
... todos os momentos de escrita e leitura são motivo de grande entusiasmo...  fazem descobertas... palavras, silabas, letras... semelhantes às que existem nos textos, nos seus nomes, nas histórias, nas bolachas que comem, nos rótulos,  em tudo que escrevo no quadro... há meninos que fazem descobertas ainda muito incipientes (letras)... um bom grupo já descobre palavras escondidas dentro de outras... acrescentam, tiram letras, trocam letras para obterem palavras iguais às  dos textos... fazem tentativas de escrita de palavras "grandes" como por exemplo fotografia... e não é que alguns já escrevem a palavra quase toda corretamente? ... outros ficam-se pelo ftofia...
Está a ser, mais uma vez, maravilhoso trabalhar com uma turma de primeiro ano com o processo interativo ...
Se tivéssemos computador Magalhães!!! Os seus textos seriam copiados por eles próprios no computador e faríamos pequenos livros...


Ilustram-se momentos de trabalho











Que desilusão!


Para onde foram as lagartas?

Os alunos foram observando, todos os dias e... não sucedeu o que se previa...
Afinal as lagartas desapareceram, não fizeram casulos... aquela  "coisa amarela" não eram os casulos....
continua agarrada à parede, parecem lagartas bebés mas não desenvolvem...
As lagartas morreram, dizem uns... fugiram para a terra e esconderam-se dizem outros...


domingo, 20 de outubro de 2013

Lagartas da couve


Que surpresa!

A turma foi visitar o espaço da horta.
Há meninos muito observadores e descobriram uns seres vivos na parede. Eram lagartas das couves com uma substância amarela à sua volta que os alunos disseram ser o casulo em  construção.
Gerou-se logo um diálogo sobre o assunto. O Rodrigo explicou que a lagarta iria construir um casulo e depois iria nascer uma borboleta e  que a isto se chama   metamorfoses.
Já havia uma borboleta ainda colada ao casulo.
Combinámos ir ali todos os dias observar.
No dia seguinte alguns  alunos não se esqueceram e quiseram ir ver o que tinha acontecido.
 A  borboleta  tinha voado. Havia  o casulo. O Rodrigo pediu para o levarmos para a sala e observarmos na lupa binocular.
Com a lupa de mão,  os alunos conseguiram verificar que aquela substância amarela não é o casulo em desenvolvimento mas sim muitas  lagartas bebés.
Entretanto o Rodrigo encontrou, nas escadas, uma borboleta morta.
Fez-se a observação da borboleta e do casulo através da lupa binocular.

Na próxima semana haverá novos relatos.

É muito importante alimentar a curiosidade das crianças....
  Porque é que à medida que crescemos vamos fazendo menos perguntas, vamos sendo menos curiosos?
 Será porque no nosso percurso escolar nos foram cortando a curiosidade, não nos deixaram pensar, não nos deixaram colocar questões, nos ofereceram o trabalho todo feito para nós  memorizarmos ... ?

Imagens ilustrativas:







Mamã, de que cor são os beijos?


A Catarina veio à turma


A mãe do Guilherme veio à turma ler a história: Mamã, de que cor são os beijos?
 Todos ouviram com muita atenção e o Guilherme ajudou a mãe. Foi um momento muito giro.
Cada menino representou, através do desenho, a parte da história que mais gostou.
Estamos ansiosos pela vinda de outros pais.

Imagens ilustrativas: