domingo, 17 de novembro de 2013

Às voltas com o doce de abóbora



Doce de abóbora

Tínhamos duas abóboras. Decidiu-se fazer doce e  vender para dar  a verba à Plataforma Proanimal de Vila Real.
Apareceram várias receitas mas optou-se pela mais comum:
A abóbora partida em pedacinhos, 1 Kg de açúcar  para 2 Kg de abóbora, uns paus de canela, casca de limão e e nozes partidas em pedacinhos.
A mãe Catarina veio ajudar a fazer o doce.
Trabalhou-se matemática:
*Resolveu-se um problema:
Temos  6 kg de abóbora, quantos kg de açúcar precisamos?
Sendo a turma de 1º ano não era fácil a resolução sem recurso à concretização.  Fez-se em coletivo: meninos representaram Kg de abóbora e Kg de açúcar. Assim foi fácil.
Seguiu-se a representação no caderno, com recurso a imagens.
* Os alunos que já conhecem o K, como letra do alfabeto, aprenderam a aplicá-la na representação do quilograma. Aprenderam a medir a massa dos corpos e quais os instrumentos que se utilizam (balanças).
* representação simbólica do euro € (etiquetas para colocar preços nos frascos)
Português:
* tentativas de escrita dos nomes dos  ingredientes e dos  utensílios utilizados na confeção do doce (eu pronunciei devagar os nomes e cada aluno tentou escrever confrontando, de seguida com a escrita correta e verificando que letras lhe faltavam... )
*escrita do enunciado do problema
* escrita da identificação do doce em etiquetas que se colocaram nos frascos.
Estudo do meio:
* utilização  de produtos agrícolas na alimentação
*  higiene e segurança: lavar as mãos antes e após a confecão  de alimentos e cuidados a ter no manuseamento de facas, fogão...
Expressão plástica:
* ilustração dos nomes dos ingredientes e dos utensílios utilizados
* ilustração das etiquetas.








Finalmente o doce ficou pronto para ser vendido


Educação Rodoviária


Aulas especiais

Primeiro foi a teórica.
O senhor Mário foi um professor espetacular. Trouxe uma aula muito bem preparada.
Passados uns dias, quando a chuva resolveu deixar, foi a prática.
Que belas aulas  de cidadania!....





Uma visita especial



O sorriso da Leninha

A Leninha veio à turma em representação da Unidade.
Trouxe-nos uma bruxinha.
Mas... a melhor prenda foi o seu sorriso, a sua alegria por estar no meio de tantos meninos.
 Ficou combinado que iríamos à Unidade realizar algumas  atividades.






quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como podemos agrupar diferentes tipos de folhas?


Ensino Experimental e matemática de mãos dadas.


Os alunos agruparam, explicaram os critérios que utilizaram para organizar os conjuntos ( forma, cor, tamanho, árvore... ). Identificaram  o cardinal de cada conjunto, compararam, usaram os sinais ....


Imagens ilustrativas de resultados obtidos.




A Manuela Castro Neves voltou à nossa escola


Uma cadela amarela e vários amigos dela


Este foi o livro da Manuela Castro Neves que trabalhámos e que serviu de mote para o primeiro texto trabalhado na turma.
Já falámos de alguns trabalhos realizados sobre a história mas fizemos um, especial, para apresentar à escritora. Cada aluno desenhou uma personagem à  sua escolha em cartão, ( caixas do leite ou de cereais) pintou, recortou, colou num pauzinho, memorizou a fala e ...

Foi mais um momento de encontro com a escritora inesquecível...
Obrigados à Biblioteca das Árvores que organizou esta visita e à Manuela por se ter deslocado até nós.

Adoramos as histórias  que ela escreve.

As fotografias ilustram o que se passou.
momento de interação entre a Manuela e os alunos


Apresentação do trabalho à Manuela






Escrita/leitura

O processo continua


Os motivos para escrita/ leitura não param. Todos os dias os alunos têm imensas coisas para contar. Eu copio tudo o que dizem, à turma, no momento do Ler, mostrar ou contar... o meu caderno está a ficar cheio...
Vamos escolhendo os textos que queremos trabalhar ...
... todos os momentos de escrita e leitura são motivo de grande entusiasmo...  fazem descobertas... palavras, silabas, letras... semelhantes às que existem nos textos, nos seus nomes, nas histórias, nas bolachas que comem, nos rótulos,  em tudo que escrevo no quadro... há meninos que fazem descobertas ainda muito incipientes (letras)... um bom grupo já descobre palavras escondidas dentro de outras... acrescentam, tiram letras, trocam letras para obterem palavras iguais às  dos textos... fazem tentativas de escrita de palavras "grandes" como por exemplo fotografia... e não é que alguns já escrevem a palavra quase toda corretamente? ... outros ficam-se pelo ftofia...
Está a ser, mais uma vez, maravilhoso trabalhar com uma turma de primeiro ano com o processo interativo ...
Se tivéssemos computador Magalhães!!! Os seus textos seriam copiados por eles próprios no computador e faríamos pequenos livros...


Ilustram-se momentos de trabalho











Que desilusão!


Para onde foram as lagartas?

Os alunos foram observando, todos os dias e... não sucedeu o que se previa...
Afinal as lagartas desapareceram, não fizeram casulos... aquela  "coisa amarela" não eram os casulos....
continua agarrada à parede, parecem lagartas bebés mas não desenvolvem...
As lagartas morreram, dizem uns... fugiram para a terra e esconderam-se dizem outros...