domingo, 20 de outubro de 2013

Escrita/ leitura


A viagem continua

O momento do Ler, mostrar e contar que  ocorre todas as manhãs, após a elaboração do plano do dia, proporciona a apresentação de  textos orais, pelos alunos. Selecionamos, semanalmente,  os que servem de base ao desenvolvimento da escrita/ leitura.
Desenvolve-se todo o trabalho do processo interativo de iniciação à escrita/ leitura.

Imagens ilustrativas:


















Escrita/ leitura

Como tudo começou



Lemos para a turma  a história: Uma Cadela Amarela e vários amigos dela da autoria de Manuela Castro Neves.
Os alunos fizeram desenhos, organizaram a história a partir de imagens, identificaram cada imagem... e
surgiu um pequeno  texto que serviu de mote para a escrita/ leitura:

" A vaca leiteira
é amiga da cadela amarela."

Fez-se todo o trabalho do processo interativo de iniciação à leitura/escrita. A palavra selecionada foi vaca e  a silaba va

Imagens ilustrativas










Os alunos fizeram agrupamentos com os nomes e explicaram os critérios adotados




Início do ano

Um amigo especial


Cada menino da turma do 4ºano, da professora Áurea, vizinha da nossa , recebeu como amigo especial um menino do 1º  A.
Houve troca de presentes e uma promessa, por parte dos meninos mais velhos:  ajudar os pequeninos sempre que for necessário, no recreio, no refeitório...

A promessa está a ser cumprida.


Imagens ilustrativas do momento:



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nova aventura

Começou nova aventura

O ano letivo já vai adiantado.
Uma turma de 1º ano, constituída por 26 alunos ,
começou a sua caminhada pelo mundo da escrita....

Prometemos dar notícias  do percurso neste espaço....


A professora Olga Alves

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Reprodução humana

                                                        Entrevista a um casal grávido


Em conversa com o casal
No dia 27 de Maio, segunda-feira, a nossa professora de inglês, que está grávida, e o seu marido vieram à nossa sala para nós os entrevistarmos.
Na parte da manhã estivemos a preparar as perguntas para lhe fazermos, saíram dali umas bem interessantes e criativas.
    Às 14:00 h eles já estavam na sala, foi quando a iniciamos. A professora respondeu-nos de forma correta, percebemos tudo na perfeição. O seu marido era um pouco tímido mas respondeu tudo bem.
    Quase no fim a professora mostrou-nos as suas primeiras ecografias.
    Ficamos com a ideia de que o casal estava muito feliz por ir ter um novo filho.   
   
  
 Ana e Filipa
A ver as ecografias



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Novidades na horta

                                                            Novidades na horta
     No dia 29 de Maio de 2013 fomos colher as favas e as ervilhas da nossa mini-horta que foram semeadas dia 7 de Dezembro. Demoraram 6 meses e 24 dias para darem frutos prontos a serem comidos. Os meninos do pré descascaram as favas e as ervilhas e a professora vai fazer um arroz para levarmos para na nossa viagem ao Porto para toda a gente comer.Pesamos as favas e as ervilhas que pesavam 652 g.
A colhermos as Favas e as ervilhas
A pesarmos as favas e as ervilhas

                                 
                                        Regina

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A brincar aprendemos matemática

Terminámos o m3

Estamos orgulhosos. VALEU A PENA O NOSSO ESFORÇO, A NOSSA PERSISTÊNCIA.....







Construção do metro Cúbico


Um dia a professora pediu -nos para darmos ideias para a construção do metro cúbico. Surgiram as seguintes:
•    Arranjamos 1000 cubos com 1decimetro de aresta ou seja 1000 decímetros cúbicos (Leonor).
•    Construir 6 metros quadrados, unimo-los pelas arestas de modo a construímos 1 cubo com 1 metro de aresta (Diogo).
•    Vamos arranjar 12 varas com 1metro de comprimento. (Catarina Fernandes).


Depois escolhemos a ideia da Catarina Fernandes porque era a mais adequada.
Surgiu a questão: qual o material que iríamos usar para unirmos as varas?

Surgiram várias ideias:
•    Unirmos com plasticina
•    Unirmos com cola
•    Unirmos com bostique
•    Unirmos com uns encaixes
•     Unirmos com um agrafador
•    Unirmos com fita-cola



Escolhemos a ideia dos encaixes por ser mais fácil para montar o cubo. A professora arranjou os materiais e construímos o esqueleto do metro cúbico. Por fim tentamos meter alguns meninos lá dentro.
    Nós adoramos esta atividade interessantíssima e com ela compreendemos melhor as medidas de volume.

Trabalho realizado por Leonor e Ana