segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O jogo do banqueiro



Estamos a estudar dezenas e unidades. O jogo do banqueiro ajuda-nos a perceber melhor.
Não é tão fácil como parece!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Será que podemos separar o açúcar dissolvido na água?


Será a água do frasco G ou do H que tem açúcar dissolvido?

Como ninguém trouxe a substância pegajosa, a professora pôs- nos a pensar.
Professora- Já alguma vez pensaram sobre o que acontece à água da roupa que a vossa mãe põe a secar?

Alguns- Vai para o chão

Jorge - Não vai nada senão via-se no chão.

João- Vai para as nuvens.

Professora - Vocês vêem-na a subir para as nuvens?

Alguns- Não

Professora- O que é que ajuda a roupa a secar?

Alguns - O sol.

Professora - O calor pois também se pode secar roupa numa máquina.
E se conseguíssemos retirar a água do açúcar? Acham que será possível?

Beatriz - Pomos ao sol.
Professora- Eu queria que víssemos o resultado já hoje o sol agora aquece pouco, estamos no Outono.
Tiago - Arranjas uma lâmpada professora.

E a partir daqui planificou-se e realizou-se a experiência.
Conseguimos descobrir que a professora tinha dissolvido açúcar na água do frasco G.

Estava descoberto o mistério.

Mas ainda queremos experimentar com a substância pegajosa.

A que sabe a água?

Sabe a nada!
Dizíamos todos.

Provámos água das pedras; água do Marão e água destilada.

Só a água destilada é que não tinha sabor.

A água própria para consumirmos não tem cheiro, é transparente mas tem sabor.

Fizemos esta experiência com muito prazer.

Planificámos e registámos tudo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Será que podemos separar o açúcar dissolvido na água?





A professora finalmente disse-nos que tinha dissolvido açúcar na água de um dos frascos, mas já não sabia em qual. Seria no G ou no H?

Queríamos provar, mas mais uma vez nos convencemos que seria perigoso. Aquela água andava nos frascos há bastantes dias. Um de nós disse que se calhar já tinha bactérias.

Mas como fazer? Nós queríamos saber qual deles tinha água com açúcar.

Demos as nossas ideias:
Colocamos uma substância pegajosa na água e o açúcar agarra-se a ela. (ideia da Leonor e do Diogo mas com qual outros alunos concordaram)
Passamos a água por um filtro, a água passa e o açúcar fica no filtro.( ideia da Andressa mas mais meninos concordaram)
Não é possível separar a água do açúcar ( Tiago Martins)

Experimentámos com o filtro.

Desilusão, o açúcar não ficou no filtro.

Fomos ao Laboratório à UTAD






Como saber que substância a professora dissolveu na água?

Com a ajuda da mãe da Ana Filipa, uma colega que veio este ano para a nossa turma,
fomos à UTAD a um Laboratório onde se analisa a água.
Fomos de Corgobus.

Aprendemos muito com esta visita e também nos divertimos. Vimos colónias de bactérias, eram uma bolinhas pretas. A água onde foram detectadas aquelas bactérias era imprópria para consumo.

Mas o problema continuou. Naquele Laboratório fazem-se análises para detectar bactérias e não substâncias dissolvidas na água.

domingo, 7 de novembro de 2010

As experiências continuam




Como distinguir a água de outros líquidos?

Foi assim que começámos um percurso que não sabemos quando acabará.

Demos as nossas ideias...

Usámos os nossos sentidos...

Registámos tudo numa carta de planificação...

Ficámos com uma duvida!!!

Havia dois frascos com água da torneira, achávamos nós. Em ambos o líquido era transparente, não tinha cheiro, faltava-nos provar!
A professora alertou para o perigo de provarmos um líquido sem sabermos o que é. Ela confessou que num deles tinha misturado uma substância.
Qual dos frascos tinha apenas água da torneira?
Como resolver este problema?

Mais um ano, mais uma caminhada

Não temos estado parados!
Muita coisa aconteceu! ...
Por vários motivos não nos foi possível actualizar o blog.
Contem connosco a partir de hoje.